Na data de ontem, dia 21 de janeiro, em Brasília/DF, reuniram-se as entidades que fazem parte do grupo Unidos Pelo Tiro Esportivo, com a Secretária Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Sra. Iziane Marques, que estava com sua assessoria e departamento jurídico. O encontro aconteceu na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (Snear) – órgão vinculado ao Ministério dos Esportes.
Na reunião, as entidades representando os atletas do Tiro Esportivo Nacional, entregaram um documento com sugestões e colaborações para elaboração de uma portaria que será emitida pelo Ministério da Justiça em conjunto com o Ministério dos Esportes. A portaria, entre outros temas, irá definir alguns critérios para os atletas definidos como de alto rendimento, onde serão concedidos alguns benefícios para essa categoria de atletas.
O decreto 12.345/24 trata sobre os atletas do tiro esportivo na “Subseção III-A – Do atirador desportivo de alto rendimento – Art 38 A ao 38 H, restringe o acesso para ser considerado como de alto rendimento e as novas regras foram debatidas com a Secretária Iziane.
Foi abordado também, nesta reunião, a questão do distanciamento dos clubes de tiro em relação as entidades de ensino e nas implicações desta determinação, para a realização de provas de nível nacional ou internacional das entidades, uma vez que as competições ocorrem durante os dias úteis da semana.
Participaram desta reunião: Jodson Gomes Edington Junior – Presidente da CBTE, Hwaskar Fagundes – Presidente da CBTP, Acir Edling – Diretor da LNTP e Marcelo Danfenback- Presidente LINADE.